Untitled Document

06/12/2019 - 07h00
Basílica Real de Castro Verde “reabre as portas” ao culto

A Basílica Real de Castro Verde reabre ao culto no próximo domingo, 8 de dezembro, pelas 16h00, após quatro meses de obras de requalificação (1ª fase) que contemplaram, recorde-se, a limpeza manual do telhado, o arranjo de portas e janelas e a pintura total do monumento.
A cerimónia de reabertura da Basílica Real integra a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, promovida pela Paróquia de Castro Verde, e contará com a presença do Bispo de Beja, D. João Marcos, do Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Carlos Miguel, e do Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito.
Após a cerimónia de reabertura, terá lugar a Missa Solene, seguida de Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição, acompanhada pela Escola de Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde e pela Banda Filarmónica 1º de Janeiro de Castro Verde.O cortejo partirá da Basílica Real e passará pela Praça do Município, Rua D. Afonso Henriques, Praça da República, Rua Fialho de Almeida, Largo da Feira, Rua Morais Sarmento, Praça da República, Rua D. Afonso Henriques e Praça do Município, regressando novamente à Basílica Real.
A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Castro.

Para o presidente da câmara de Castro Verde trata-se de um “momento marcante para os castrenses, pois, como sabe, a Basílica esteve fachada ao culto durante muito tempo, não só durante a intervenção que foi alvo, mas já antes o era. Para nós, câmara municipal, trata-se de um momento marcante pois estamos a falar do monumento mais emblemático e importante de Castro Verde, aquele que é mais procurado pelos turistas que nos visitam exactamente por ser um monumento que celebra e glorifica a Batalha de Ourique e esta reabertura ao culto acontece precisamente no momento em que cumprimos uma etapa extremamente importante no ponto de vista daquilo que foi a sua pintura, a limpeza dos telhados, a instalação de novos sinos, por isso não temos dúvidas de que para a maioria dos castrenses se tratará de um domingo de grande significado com a reabertura deste estupendo monumento ao culto. Estamos satisfeitos pelos passos que já demos e sabemos que outros teremos que dar para que a segunda fase da recuperação deste edifício histórico/religioso seja uma realidade tal como sempre defendemos” realçou o presidente da câmara António José Brito

06/12/2019 - 07h00


Som:

 
 
Mais Notícias

Canoístas Polacos, Cazaques e Alemães treinam na Mina de S. Domingos
(27/01/2020 - 07h00)
A obra de requalificação da Rua Morais Sarmento, em Castro Verde, tem início hoje
(27/01/2020 - 07h00)
OURIQUE DEFENDE MELHOR SERVIÇO POSTAL EM REUNIÃO COM ANACOM
(27/01/2020 - 07h00)
Jogos do Fim de semana
(24/01/2020 - 07h00)
Presidente da Câmara de Aljustrel pede intervenção urgente na Estrada Nacional 2
(24/01/2020 - 07h00)

anterior - seguinte